O QUE É ORATÓRIA

HOME > BLOG > O que é oratória

Image

O QUE É ORATÓRIA

INSTITUTO S


A comunicação é uma habilidade nata do ser humano, ou seja, desde o momento que nascemos já nos comunicamos.

E se você está se perguntando: - Você está dizendo que um bebê já se comunica? Respondo: -Isso mesmo.

O bebê se comunica com o mundo por meio do que chamamos de “Comunicação não-verbal”, que é aquela que não necessita do uso de palavras para acontecer.

Por exemplo:

Por meio do choro o bebe comunica que algo está lhe causando desconforto: a fralda cheia, está com fome, frio, dor, entre outros;

Por meio do riso o bebê comunica que uma situação está agradável e lhe causando satisfação;

E por meio dos gestos como: o “SIM” movendo a cabeça para baixo e para cima, o “NÃO” com o dedinho levantado indo para um lado e para o outro; quando aponta para algo, ele também está se comunicando.

Com o passar dos anos, o nosso desenvolvimento físico e intelectual, vai aumentando as formas que temos para nos comunicar com o mundo. E quanto maior for o nosso esforço em desenvolver a habilidade de comunicar, melhor serão os resultados de teremos na vida por meio dela.

Agora vamos fazer uma pequena reflexão sobre esse assunto, acompanhe comigo:

Se desde o nosso nascimento nós possuímos a habilidade de nos comunicarmos e temos a possibilidade de desenvolvê-la ao longo da vida, por que tantas pessoas na adolescência, vida adulta, no ambiente social, familiar e profissional, tem dificuldades em transmitir suas mensagens e serem entendidas?

Porque muitas pessoas acreditam que somente falando, sem atentar-se a nenhum critério dessa fala, já estão transmitindo a mensagem de forma eficiente. Porém, não funciona assim.

Para que tenhamos nossa oratória desenvolvida, precisamos que nossa comunicação seja:

Clara; Assertiva, tenha Entusiasmo e crie Vínculo.

Uma comunicação clara é aquela que usa uma linguagem que seja entendida pelo ouvinte sem dificuldade, que esteja no tom de voz adequado e ocorra no momento em que o ouvinte esteja preparado para escutar.

Seja assertiva: Toda comunicação deve ter um objetivo, por exemplo: contar uma história, apresentar um produto, vender, dar uma opinião, conhecer melhor alguém em que estamos interessados, explicar um projeto, e assim vai. Precisamos então adaptar os elementos da nossa comunicação de forma a acertar esse objetivo quando falamos..

Precisa ter entusiasmo, mas não pense que ter entusiasmo significa que toda comunicação deve ser sorrindo, em alguns casos se você sorrir ao falar irá distorcer totalmente uma informação ou passar uma sensação errada para o ouvinte, no caso de uma notícia triste, uma preocupação, o estabelecimento de um limite. Falar com entusiasmo significa conseguir colocar em sua expressão o que você está sentindo para reforçar aquilo que você está dizendo.

E por fim, mas extremamente importante temos o vínculo, sem vínculo a absorção da mensagem por meio do ouvinte é pouco eficiente. Mas, e como você pode estabelecer esse vínculo? A resposta está nos itens acima. Quando você consegue falar de forma clara, assertiva e com entusiasmo, você está dando passos significativos para essa construção de vínculo.

Olhando para esses aspectos da comunicação e trabalhando cada um deles de forma consciente, você com toda certeza será entendido com maior eficiência por quem está te ouvindo.

Para finalizar, caro leitor, vamos recapitular o que aprendemos neste texto:

A comunicação é uma habilidade que já nasce com cada um de nós, ou seja, todos nós temos a possibilidade de nos expressarmos.

Essa habilidade, porém, necessita ser desenvolvida e aprimorada durante nossa vida para que se torne uma boa oratória.

Lembrando que: Oratória é comunicar-se de forma clara, assertiva, com entusiasmo e criando vínculo entre o orador e o ouvinte.

Escrito por:
Loriane Heide
Psicóloga, Professora, palestrante nacional e internacional
Diretora do Instituto S de Desenvolvimento

Quer continuar aprendendo sobre Oratória?

Preencha o formulário abaixo e receba gratuitamente o E-book: "Elementos da comunicação”